quinta-feira, outubro 15, 2009

Professores, sem eles somos nada

Amigos, publico aqui este texto que escrevi para outro veículo.Ele foi escrito para ser lido nas edições do Programa Canavial, nas cidades de Goiana, Vicência, Nazaré da Mata e Carpina. O Programa Canavial é construído coletivamente por pessoas que vivem nessas cidades e tem como objetivo conversar sobre a cultura que produzimos. Cada semana um tema, esta semana é este que compartilho com outras pessoas além dos ouvintes das rádios comunitárias daquelas cidades.

PROFESSORES, SEM ELES SOMOS NADA.



Caros ouvintes do Programa Canavial,

Ao longo deste ano nós temos conversado sobre muitos assuntos e, em quase todos eles sempre aparecia algum comentário sobre os mestres, especialmente os mestres da nossa cultura, esses mestres que foram se formando observando o que faziam os mais velhos, e se tornaram mestres porque aprenderam e, principalmente porque não guardaram dentro deles a riqueza que aprenderam dos seus pais, dos seus avós, dos nossos antepassados. Eles aprenderam a poesia, aprenderam histórias que vieram sendo contadas desde muito tempo.

A maioria dos mestres da nossa cultura, não pôde ir à escola. Desde muito cedo tiveram que ir para o trabalho no roçado ou no canavial. Uma boa parte dos mestres Caboclos, dos mestres de Cavalo Marinho, dos mestres de Ciranda, costuma dizer que não tiveram professores porque não foram para a escola. Eles costumam dizer que freqüentaram a Escola da Vida e que o seu professor foi mundo. Na verdade, todos nós aprendemos no mundo e na escola da vida. E todos nós tivemos professores e todos nós também somos professores.

Mas meus amigos do Programa Canavial os professores e as professores que trabalham nas escolas, ensinando os segredos das letras, a relação entre as palavras que são ditas e as letras que estão escritas, essas pessoas são muito importantes na vida da gente e na vida dos nossos filhos. É certo que nós ensinamos os nossos filhos a sonhar, mas esses professores, essas professoras que ensinam as letras e os números, eles e elas ensinam as maneiras que os nossos filhos podem seguir para alcançar o sonho de ter uma casa, o sonho de criar os filhos, o sonho de ver a nossa cidade melhor.

Mas o resultado do trabalho dos professores não depende só deles, não depende só do esforço deles. Depende do esforço do estudante e depende que o pai e a mãe ajudem em casa. E como ajudar o professor se o pai e a mãe às vezes não sabem ler? Uma maneira é estar sempre interessado sobre o que o filho, o que a filha está fazendo na escola; é perguntar o que foi que o filho aprendeu naquele dia. É visitar a escola, ao menos uma vez a cada seis meses e ir agradecer ao professor ou à professora o esforço que eles estão fazendo para seu filho ou sua filha aprenda a ler e a viver na sociedade.

Os professores são os profissionais formados mais mal pagos do Brasil e eles estão se sentindo desprestigiados pelos governos e pelos pais de seus alunos. É tempo da gente que manda seus filhos para a escola irem à escola e agradecer o trabalho dos professores. Assim eles vão se sentir mais motivados para continuar a cuidar dos filhos da gente, mesmo sendo mal pagos, e muitas vezes ganhando menos que um gari que nunca fez nenhum curso.

O Programa Canavial vem, nesta semana, agradecer a todos os professores e professoras que trabalham na Zona da Mata Norte, pelo esforço que eles fazem para que nossas crianças e os nossos jovens aprendam e se tornem cidadãos honestos e construtores do Brasil; nesta semana o Programa Canavial que louvar o trabalho honesto e bonito de nossos professores e professoras das escolas dos nossos municípios: as municipais, as estaduais e as federais. Sem os professores o Brasil não vai crescer, sem os professores e as professoras nada mudará.

Obrigado, Professores e Professoras, por abrirem os caminhos do futuro para o seu povo, o povo da Zona da Mata Norte. Que todos os anjos, santos, orixás, espíritos protejam a cada um de vocês.

Nenhum comentário: