segunda-feira, junho 16, 2008

Um mestrado e um livro



Estive fora nos últimos dias. Primeiro foi uma viagem há muito desejada, um retorno a um lugar do passado que sempre esteve presente e, simultaneamente criando novos laços. Caxias do Sul, na serra gaúcha estava com temperatura em média de 8 graus. Dessa vez para assistir a defesa da dissertação de mestrado de minha filha caçula, Tamisa, a respeito dos festivais de ciranda que ocorreram nos anos sessenta do século passado. Ela fez uma análise do impacto provocado, por aqueles festivais, em um brinquedo popular que alcançou os espaços sociais da capital pernambucana.


A viagem foi um permanente deslocamento, pois saí na madrugada da quinta feira e retornei na tarde do sábado. À noite foi a festa do lançamento do nosso livro mais recente MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA: A SAGA DE UMA TRADIÇÃO, que ocorreu no sábado, na livraria cultura.


Foi muito interessante ver um caboclo de lança passeando por entre as estantes da livraria. No auditório tivemos o Terno tocando para acompanhar os versos do Mestre Zé Duda; a palavra do produtor cultural e um dos idealizadores da Trilogia da Mata, Afonso Oliveira; as palavras do Mestre Luiz Caboclo, o organizador das coreografias apresentadas pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e, também o presidente do Ponto de Cultura Estrela de Ouro. Também eu disse algumas palavras sobre o significado do livro, uma pequena exposição do processo de pesquisa, escrita do livro. O auditório esteve com quase todos os assentos ocupados e isso nos fez feliz a todos. Foi um final e um início de semana muito bom.

As pessoas podem adquirir o livro na Livraria Cultura, na livraria do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, ou na minha sala, no 11º andar do CFCH, ao preço R$15.00.

Nenhum comentário: