sexta-feira, maio 02, 2008

Um seminário sobre Dom Hélder

Recebi convite para participar, com uma pequena conferência, no Seminário Nacional O Século de Dom Hélder: Cristianismo e Construção da Cidadania no Brasil, ontem e hoje, que tem o Patrocínio da CNBB NE2, do Instituto Dom Hélder Câmara, da Universidade Católica de Pernambuco e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Fiquei satisfeito pela lembrança do Comitê organizador, na pessoa do Prof. Dr. Luiz Carlos Marques, que me dá a oportunidade de apresentar um resumo de minha tese doutoral Entre o Tibre e o Capibaribe, sobre os limites da igreja progressista na Arquidiocese de Olinda e Recife. publicada (600 exemplares) recentemente pela Editora da UFPE e a Editora REVIVA, com o apoio da Pós-Graduação em História do Departamento de História da UFPE, a obra praticamente encontra-se esgotada, em menos de um ano, apesar de sua pequena divulgação.

Oportuníssimo esse Seminário sobre Dom Hélder Câmara que, embora de morte recente, já é um desconhecido para muitos jovens da geração mais recente. Melhor talvez fosse dizer desconhecida dessas novas gerações, vez que a ânsia por novidades, tantas vezes supérfluas, não permite que se guarde a memória de todos. Em verdade, já o Quoelet nos lembra que adolescentes famosos em seu tempo são desconhecidos para a geração que lhe segue. A vida de Dom Hélder, após os seus primeiros vinte anos confunde-se com o projeto e a história da Igreja Católica no Brasil. Em um primeiro momento sua participação foi de coadjuvante, depois, esteve na liderança do processo. Poucos brasileiros, clérigos ou não clérigos, influenciaram os destinos de parte da humanidade como o fez o ex-arcebispo de Olinda e Recife.

Pelo que lemos na programação, podemos verificar que, não poucos intelectuais que ali estarão presentes, mantiveram algum contato com os trabalhos do Dom, dele recebendo, diretamente ou indiretamente, os eflúvios de seus entusiasmos, sempre jovens, ainda quando avançado em idade. É esse o caso Dom Antonio Muniz Fernandes, OCarm., Arcebispo de Maceió, Dom Genival Saraiva de França, foram alunos do Instituto de Teologia do Recife, obra pensada e posta em prática por Dom Hélder, colegiadamente com os demais bispos do Nordeste. Aqueles que viveram com Dom Hélder os anos de seu apostolado em Olinda e Recife, estarão presentes nesse evento tão importante para todos nós.o evento ocorrerá nos dias 12 a 15 de maio, aberto ao público. Aqueles que quiserem participar com apresentação de trabalhos, ou quiserem uma diplomação de sua presença, devem verificar http//www.unicap.br/domhelder.

Hoje li, com muita alegria o blog de Geraldo Pereira, quem admiro à distância, a elegância de seu estilo.

Nenhum comentário: