sexta-feira, maio 16, 2008

Pensamentos soltos

Fiquei parte da manhã pensando se devia por neste espaço alguma reflexão sobre o que ouvi ontem e confirmou-se. mas como esse é um espaço que criei para pensar em voz alta, terminei por colocar aqui, como sempre, o que vai na minha mente.

Os bancos lucraram, nos seis anos do governo Luiz Inácio da Silva, mais que nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. Considerando que se dizia que FHC era capacho da banca internacional, o que dizer do operário que chegou ao poder? A Carta aos Brasileiros, aquela em que Lula garantiu aos banqueiros internacionais que seguiria a política de FHC, já definia o que seria o governo de quem é capaz de demitir um ministro da educação por telefone.

Qualuqer dia desses ocorrerá com os bancos no Brasil o que só ocorria com os bancos das praças: terminam por excesso de fundos.

Outra notícia é que 75 % da riqueza produzida no Brasil está em poder de 10% da população. Mais ainda: os mais pobres pagam mais impostos que os mais ricos. Mais ainda: a concentração de renda no Brasil, hoje, é maior do que a concentração de riqueza durante a ditadura dos militares e mesmo no período anterior. Mais ainda: a concentração de renda aumentou nos últimos cinco anos. Tudo isso é informação que está nos jornais do dia. Mas, como dizia música famosa de Caetano Veloso: “quem lê tanta notícia?” que se importa com isso? Afinal, parece que vão fechar a delegacia da justiça de trabalho na cidade de Floresta, sertão de Pernambuco, porque não há reclamações trabalhistas na região. Esse é um país de patrões conscienciosos e de um povo que não reclama das condições de trabalho.

Em compensação tem bolsa família que aumenta o consumo. Esse pessoal deveria voltar a ler o que Rosa de Luxemburgo disse sobre socialismo de consumo, analisando a situação dos cristãos descrita nos Atos dos Apóstolos.

Nenhum comentário: