segunda-feira, maio 05, 2008

Lançamento do MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA: A SAGA DE UMA TRADIÇÃO

Aproximando-se o final do século XX fui me aproximando do Maracatu Estrela de Ouro, da cidade de Aliança, que dista 83 quilômetros, ao norte do Recife, na Zona da Mata Norte, a chamada Mata Úmida, que difere historicamente da Mata Seca, que fica ao sul do Recife. Essa minha aproximação foi, como se costuma dizer: um caminhar para as fontes, para as raízes. Então encontrei mestres da cultura do meu povo, de brincadeiras das infâncias de meus pais e também da minha. Redescobri, estou redescobrindo o que sou e como fui sendo feito, animal cultural.

O Maracatu Estrela de Ouro me pôs desafios. Respondi um ajudando ao auxiliar organizar o Ponto de Cultura, o que me deu a oportunidade de escrever Festa de Caboclo: um livro que pretende indicar as origens do maracatu de baque solto na palavra de quem o fez e o faz e, ao mesmo tempo ser uma introdução interpretativa dessa nossa bela tradição cultural.

Agora , de pois de ter vendido mais de mil exemplares de Festa de Caboclo, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e a Edição REVIVA, publica a concretização de um outro pedido do povo da Chã de Camará – esse é o nome do sítio onde foi fundado o Maracatu Estrela de Ouro. Contar como nasceu e cresce o mais importante maracatu da Zona da Mata Norte. Zé Lourenço, presidente do Maracatu Estrela de Ouro pediu que fosse contada a vida de Severino Batista, o Mestre Batista, fundador do Estrela de Ouro. Assim nasceu o livro que conta não apenas a vida do mais importante mestre da cultura popular da Mata Norte, mas a história do Município de Aliança, a saga dos maracatuzeiros desde o avô de Mestre Batista, ainda no final do século XIX. Esse livro conta que a diversidade econômica da Mata Norte permitiu a criação dos brinquedos populares que marcam a história de Pernambuco; este livro conta essa história dizendo os nomes dos artistas que plantam mandioca e fazem farinha, plantam a cana e nem sempre podem comprar açúcar, mas adocicam nossa história no movimento de suas - nossas - danças.

Neste sábado – 10 de maio, vamos fazer a entrega oficial do meu mais recente livro MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA: A SAGA DE UMA TRADIÇÃO, no terreiro da sede do maracatu Estrela de Ouro, no Sítio Chã de Camará, na zona rural do município de Aliança, na margem da rodovia PE – 62. Vai ter desfile do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, apresentação do Cavalo Marinho Mestre Batista e o Coco Popular de Aliança. A gente começa às 19 horas, mas pode chegar mais cedo.

Todos estão convidados a participar, dançando, amando, comprando o livro e querendo bem.

Um comentário:

Isabel Guillen disse...

Parabéns Biu!!! Tenho certeza que será um sucesso!
Grande abraço
Isabel