sábado, maio 31, 2008

Emoções comuns e surpreeendentes da semana

Semana cheia de emoções esta que está a terminar.

Algumas foram simples e cartársica, como a classificação do Sport Club do Recife para a final de um dos campeonatos pebolísticos que ocorrem no país. Os barulhos nos acompanharão por algum tempo e, todos esperamos, valha ao futebol pernambucano o título nacional.

Outra emoção, quase surpreendente, foi nos dada pelos deputados do Rio de Janeiro que, por decreto, anularam uma prisão determinada pela justiça. O beneficiado é um dos deputados daquele Estado da Federação, acusado de participação em quadrilha que assaltava assaltantes e assaltados na Cidade Maravilhosa e adjacências. Digo “quase surpreendente” pois está ficando difícil surpreender-se com ações como essas, uma vez que os parlamentos estão quase completados por sujeitos processados em diversas instâncias judiciais, por motivos diversos. Um exemplo de significância maior nos é dado pela Câmara Federal que pôs na presidência do Conselho de Ética um deputado com mais de quatro processos em andamento. Creio que emoções nos aguardam quando soubermos, algum dia, os motivos que levaram os deputados fluminenses a agir tão rápidamente na defesa do colega. Claro que estou a referir-me ao coleguismo parlamentar e não ao da infração legal.

Esse acontecimento mostra que o Brasil é um país com duas constituições: uma para os ricos, possuidoress de poder econômico, título universitário, mandato parlamentar e assemelhados. Estes não podem ser presos e, se forem, devem ter prisão especial e não podem ser constrangidos com a presença de algemas ou algo que denuncie ao público o ato falho dessas autoridades. A outra constituição é aplicada ao brasileiro comum, que não tem título universitário, é pobre e não possui mandato parlamentar ou assemelhado, e paga impostos. Estamos vendo que o Brasil ainda está na primeira metade do século XVIII. O Iluminismo e as revoluções democrático-burguesas estão para serem completados.

Outra emoção, louvada por todos que já vivem as belezas trazidas pelo Iluminismo e pelas revoluções burguesas foi a decisão do Supremo que determinou a constitucionalidade das pesquisas com células-tronco. Esta decisão, dizem que nos aproxima dos países de “primeiro mundo”. Também nos aproxima daquele mundo a declaração de agências de investimento. Já somos BBB+, o que nos torna confiável para os nossos primos ricos do hemisfério norte. Lá, onde os ideais iluministas são vividos em sua maior parte, os ricos são presos, os deputados não possuem legislação especial que os prive dos julgamentos da justiça quanto a crimes comuns; também lá o saneamento público, a educação pública de boa qualidade é acessível à quase toda a população, então chamada de cidadão e não apenas consumidores, como se costuma dizer nos países de iluminismo mitigado. Vamos avançar na pesquisa das células-tronco, no combate ao mosquito da dengue, à tuberculose, à lepra, á diarréia, à desnutrição, e outras doenças de pobre.

Outra emoção que vivi foi participar como assistente da posse da professora Socorro Ferraz Barbosa na diretoria do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. O protocolo foi interessante e ilustrativo, apresentando as raízes coimbrãs de nossa UFPE. Belos discursos e ampla participação de todos os segmentos do CFCH.

Hoje à noite estarei em uma rua de Nazaré da Mata, em frente à Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - AMUNAN -, entidade que comemora vinte anos de trabalho de conscientização contra a violência sofrida pelas mulheres da região da Mata Norte, mas que também luta contra o complexo de “vitimização” que aliena e escraviza os seres humanos. Hoje à noite estará sendo posto á venda o disco compacto – Cd – do Maracatu Coração Nazareno, um Maracatu de Baque Solto formado apenas por mulheres. O disco foi gravado no Estúdio Mestre Duda, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. Vai ser uma festa. Quem quiser comprar o disco, pode escrever para mim, ou me procurar em minha sala no 11º andar do CFCH, na cidade universitária. O mesmo vale para o disco de Biu do Coco e para o meu livro MARACATU ESTRELA DE OURO, A SAGA DE UMA TRADIÇÃO.

Nenhum comentário: