quarta-feira, maio 14, 2008

Desigualdades ministeriais

O Ministro da (des)Igualdade Racial, Edson Santos, está correto quando diz que a abolição da escravatura é uma obra incompleta, o que todos os leitores de Joaquim Nabuco sabem, pois ele disse essa verdade há muito tempo. Acerta o ministro quando repete o que dizem aqueles que sabem. Era o ministro quando afirma que os “negros brasileiros que, retirados de sua terra natal, sem possibilidade de retorno, depararam-se com uma nação construída com o seu trabalho, mas que não os aceita”. São muitos os erros dessa frase, publicada no “em questão” de 13 de maio de 2008.

Um deles é dizer que os os “negros brasileiros foram retirados de sua terra natal” Os brasileiros negros não foram tirados de sua terra natal, eles estão em sua terra natal; africanos é que foram tirados de sua terra natal e trazidos pelos portugueses para esta terra que se tornou Brasil.

Outro erro é dizer que os africanos que aqui chegaram “depararam-se com uma nação construída com o seu trabalho”. Como aqui chegaram e já encontraram uma nação construída com o seu trabalho? Trabalharam na construção dessa nação antes de chegar, os africanos? Já havia uma nação construída? Julgava, eu e muitos brasileiros, que o Brasil foi construído com o trabalho de quem aqui estava e do trabalho de quem para aqui veio. Além do mais, o Brasil como nação é resultado desses encontros, nem sempre felizes nas suas relações; e o Brasil, enquanto Estado é, de 1815.

Falácias como essas, ditas por quem autoridade no Brasil, são irresponsavelmente ditas, perigosamente ditas criam confusão entre os brasileiros. Elas mostram que essas autoridades não comungam com a história do povo brasileiro, parecem querer fazer uma outra nação, negando as demais partes, os demais grupos sociais e culturais que fizeram, que fazem e continuam fazendo a Nação brasileira.

Nação não é uma coisa que se encontra, caro ministro, nação é algo que constrói, ou se destrói para outra construir. Foi assim que a nação lusitana se viu diminuída em sua geografia e sua população quando um grupo de portugueses desse lado do oceano não se viu mais português e foi assumindo ser nação brasileira. Uma nação imperfeita em muitos aspectos, mas que os brasileiros queremos aperfeiçoa-la, não excluindo, como se fez no passado e, lamentavelmente se faz ainda hoje; mas a queremos esta nação cada vez mais inclusiva, mais brasileira. Talvez menos portuguesa, talvez menos africana, talvez menos tupi, mas sempre mais brasileira, sem negar que todos temos essas origens matrizes: tupi, lusa, africanas.

Nenhum comentário: