terça-feira, abril 08, 2008

Moradores de Engenho - o livro de Christine Dabat

Estamos nos aproximando do dia 14 de abril, dia que terá sua importância aumentada pelo lançamento do livro, resultado da tese doutoral da professora Christine Rufino Dabat. Uma vez Dom Hélder nos dizia que havia conhecido estrangeiros nascidos na rua da Aurora, uma das ruas mais recifenses, e, de igual modo, conhecera brasileiros nascidos na Bélgica, na Holanda, na França e em outros países.

Ainda que mantenha o sotaque original, coisa própria de quem se sabe universal sem perder a sua aldeia, Christine tem se tornado uma brasileira como poucas, inclusive assimilando certos humores e brincadeiras que lhe são feitas sobre o eurocentrismo, ou mesmo francocentrismo. Mas, observo como ela tem se tornado capaz de entender o que se passa por corações e mentes daqueles que desejam assumir, sem a sombra do colonizador, o seu espaço no mundo.

Por razões como essas citadas acima, mas também pela sua capacidade de estudo, pesquisa e reflexão sobre mundos, Chistine, que saindo do Languedoc, passa pela China camponesa e aterrisa nas terras molhadas do massapê pernambucano. O Nordeste molhado, esse do massapé, descrito por Gilberto Freyre, embora ele não percebesse que o que mais encharca os doces vindos do massapé, são os suores e as lágrimas daqueles que criam a vida cortando a cana. Esses sempre aparecem no livro de Christine.

E Christine se afirma como historiadora, não dos canaviais de Pernambuco, mas dos homens e das mulheres cultivadores de cana, moradores de engenhos, com os seus medos, seus anseios e com as cicatrizes: as do corpo, aquelas feitas pela palha da cana, pelo golpe da foice, pelo calor do sol, pela pouca água bebida e pelos dormires apequenados; e as da alma, surgidas pela violência do trabalho, das relações sociais, da falta de respeito, da negação de todos os direitos. Tudo isso pode ser visto no livro MORADORES DE ENGENHO: relações de trabalho e condições de vida dos trabalhadores rurais na zona canavieira de Pernambuco segundo a literatura, a academia e os próprios atores sociais, a ser lançado nesta próxima segunda-feira, no auditório Barbosa Lima sobrinho, no térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, a partir das 15 horas.

Christine é professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco e o seu livro, resultado das suas pesquisas, está sendo editado ela Editora Universitária da UFPE, com apoio do Programa de Pós Graduação em História daquele Departamento. Aqueles que vierem participar deste lançamento terão oportunidade de ouvir a própria autora nos contando sobre a metodologia para a feitura de tão importante obra para nossos estudos pernambucanos.

Nenhum comentário: