segunda-feira, outubro 29, 2007

Sem deixar a vida nos levar

Nesta manhã de segunda feira continua a ocupação da Reitoria da UFPE. Não é única ocupação em andamento no país. Estão ocupadas a Federal Fluminense, a Federal de Santa Catarina e mais oito. Os jornais não mencionam nenhuma delas. As televisões simplesmente nada comentam. Se não estiver na grade de programação das emissoras, é como se nada estivesse acontecendo. Definitivamente os reais problemas brasileiros não se encotram nos noticiários das televisões. A gente não se encontra por alí. As televisões são concessionárias, não do povo, mas do governo que deveria ser do povo e exercido em nome do povo, diz a Constituição.

Atualmente o grande assunto é a aprovação do Confisco Permanente da Movimentação Financeira. Ele foi criado para solucionar os problemas da saúde pública, mas agora é parte inerente dos programas sociais-assistenciais do governo. Para manter a CPMF atual administração do Brasil, liderada pelo petista Luiz Inácio da Silva, está fazendo chantagem com os senadores, bem no estilo Renaniano. Também chantageia os governadores e possíveis candidatos à presidência. Governar é chantagear, é negociar com os impostos que o povo paga.

Amanhã, com o dinheiro do povo, o avião da presidência da República irá até a Europa para uma cerimônia que oficializa o Brasil como sede da Copa Mundial de Futebol. Enquanto isso as reitorias estão repletas de estudantes protestando contra o decreto do presidente que pretende definir que apenas dez por cento dos estudantes sejam reprovados e que seja aumentado o número de cursos e de vagas para estudantes sem haja novas contratações de professores e sem a previsão de aumento salarial. Isso é aprte do Decreto que aprovou o REUNI.

Ocorrerá com as universidades o que já ocorre com a seleção brasileira de futebol: na convocação se percebe que os jogadores brasileiros que jogam no Brasil não são convocados. E nossos melhores times, inclusive o já penta campeão nacional, não consegue vencer os times da Argentina. São os melhores só aqui dentro do país. É possível que o futebol atual seja uma metáfora do futuro das universidades criadas como foi criada a Liga dos Treze e é administarda a CBF. Mas como dizia o canto preferido nos palnaltos - o Central e os periféricos: deixa a vida me levar, vida leva eu.... , pois como dizia uma música durante a ditadura: tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus... Pois é, eu não posso dizer: Nunca antes eu vi o país assim...

Nenhum comentário: