sexta-feira, setembro 14, 2007

Portal do São Francisco - água no semi-árido

Neste tumultuado tempo de baixa moral que estamos vivendo, um tempo que tem sido criado desde duas ou três décadas, desde quando se ensinava que "o importante é tirar vantagem de tudo", lembrei da "Lei de Gérson". Gérson foi um dos melhores jogadores de futebol que já tivemos e que entrou para o dicionário da filosofia popular brasileira, influenciado pelos marketeiros que se tornaram indispensáveis para a política. O marketeiro é mais importante na politica atual do que o cidadão, assim pensam os markequeteiros e os politicos. Uma das heranças malditas da Ditadura. Contra essa herança não se pragueja tanto noPlanalto Central. Aliás, com essa baixa ética não dá mais para chamar aquela região de Plano Alto.

Essa idéia da importância do Marketeiro ficou consolidada nos últimos dias. Alguns políticos, assessorados por marketeiros decidiram realizar uma reunião ultrasecreta para fazer uma votação hiper-super-ultra secreta, pois, disseram, nenhum dos seus eleitores deve ter o direito de saber em que votaram. Na verdade há muitos senadores que não receberam votos para se tornarem senadores, uma vez que os eleitores nem sabiam que eram canditatos: eles eram suplentes e financiadores de outras candidaturas, como foi o caso de Salgado de Oliveira, o dono da UNIVERSO; do Sibá, que foi presidente da Comissão de Ética; do suplente de Collor de Mello, etc. etc. etc. Esses que são senadores sem votos não sabem da importância do voto, ou melhor dizendo, pensam apenas na "importância" que pagaram pelo cargo.

Nesse tempo de buscar tirar vantagem em tudo, nesse tempo de "coisas" secretas, é muito gratificante receber a Revista PORTAL DO SÃO FRANCISCO, publicada pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, CESVASF- situado em Belém do São Francisco, PE. Aquela região, tem sido estigmatizada e tem sofrido perda de prestígio, de população, de auto-estima. Tem recebido pouca atenção do governo estadual e do governo federal.

Belém do São Francisco está situada na região semi-árida do Estado, sofre as mazelas das longas estiagens, das dificuldades de comunicação com a capital. As rodovias, estadual e federal, que dão acesso à região, faz muito tempo que necessitam de investimentos. Embora esteja na fronteira com o Estado da Bahia, não se observa preocupação da Secretaria da Fazenda com a região. As péssimas rodovias impedem, impossibilitam um escoamento permanente e seguro da produção econômica, além de colocar as famílias da região sempre em sobressalto. A região do São Francisco precisa receber uma maior atenção dos que governam o Estado.

Apesar do pouco caso dos governantes - e aqui estou falando dos três Poderes -, são inúmeras as maneiras que a população tem encontrado para superar as dificuldades que políticos de visões distorcidas criam na e para a região.

Uma das maneiras é a crença na educação. Três décadas de existência do CESVASF é uma prova disso. São, digo, tão mesquinhos os interesses politicos paroquiais que, quando criaram uma universidade federal na região, sequer foram verificar se poderiam utilizar a iniciativa que os belemitas ousaram ter três décadas passadas. Tudo foi feito para a alegria de certa famílias de roedores.

Ainda assim, tenho a alegria de ler o o quinto volume de uma revista científica, na área de ciências sociais, produzida com artigos de professores do CESVASF, professores que colaboram com o CESVASF. Quero dizer da minha alegria e da minha esperança que esta revista PORTAL DO SÃO FRANCISCO oferece para todos os que acreditamos na educação e não nos escondemos em sessões secretas, nem apagamos a luz para esconder traços de caráter.

Parabéns à comunidade acadêmica do CESVASF, à atual Direção por sua disposição em continuar essa iniciativa, importante iniciativa, uma nova flor que brota entre os mandacarús do Semi-Árido.

Nenhum comentário: