sexta-feira, setembro 28, 2007

Arcoverde

Estive, na noite de quarta feira passada (24), no Centro de Ensino Superior de Arcoverde, uma escola que tem mais de trinta anos formando professores para algumas cidades do Sertão de Pernambuco, mas também atendendo as necessidades de cidades paraibanas e baianas, das quais estudantes se deslocam em busca de conhecimento.

Arcoverde é, para mim, o lugar que conheci antes de lá ir, não por livros, mas através de conversas de pessoas de lá. Gente como o padre Adilson, dos mais antigos contatos e a professora Sylvana Brandão. Entre um e outro, várias vezes visitei a cidade, para assessorar, para pesquisar e auxiliar alguns debates sobre o ensino, alí mesmo, na AESA/CESA. Uma das minhas alegrias foi ter conhecido o Coco Raízes de Arcoverde antes do seu merecido sucesso, e poder contar com a simpatia amiga de Damião e de todo o grupo, que sempre me acolheu muito bem.

Desta vez foi um convite do Departamento de História para conversar um pouco sobre o percurso da História das Religiões no Brasil. Uma palestra que faz parte de uma semana de estudos envolvendo os departamentos de História e Letras. Em outras oportunidades já havia participado de evento semelhante, mas desta vez surpreendi-me com a presença maciça dos estudantes no auditório, especialmente após um período em que eles estavam ouvindo e cantando músicas. O silêncio, o interesse em ouvir, os questionamentos levantados após as minhas palavras e o expresso desejo de ficar um pouco mais participando do debate, tudo isso foi muito bom. Mostra que os professores do Departamento de História estão, evidentemente, tornando a história uma fonte de desejo, criando um ambiente de estudo e de busca de conhecimento.

Com os professores discuti a necessidade de fazer voltar a revista REVISTIDÉIAS, feita com a produção de professores da casa e colaboração de outros, como deve acontecer com as revistas acadêmicas. É necessário que sejam criados espaços para a produção local, espaço que motivem professores e alunos, para que eles possam tornar público o seu pensamento e que seja possível criar um ambiente de debate que sempre favorece o surgimento de novos conhecimento.

Parabenizo o Centro de Ensino Superior de Arcoverde.

Nenhum comentário: