sexta-feira, agosto 10, 2007

Agosto de Dom Hélder

O mês de agosto apresenta algumas efemérides de ordem pessoal, como aniversários de amigos, casamento civil, etc. Há efemérides que dizem lembranças ou esquecimento a um número maior, como a morte de Agamenon Magalhães ou o suicídio de Getúlio Vargas. Também nos alcança a memória a explosão das bombas sobre Hirochima e Nagasaki, o fim da Guerra Mundial iniciada em 1914.

Efeméride para um grupo que se esforça no sentido de evitar o seu esquecimento, como as que lembram a vida de Dom Hélder Câmara. Nesse mundo sócio-cultural que parece girar mais rápido que o mundo geo-físico, rapidamenente as novas gerações não conseguem lembrar o que parecia importante para seus pais. Um professor da UFPE, dois anos passados, surpreendeu-se que seus 40 alunos de iniciação à filosofia não tinham conhecimento de Dom Hélder. Todos são moradores do Recife, mas não tinham lembrança de quem era Dom Hélder. Foi motivo para que o professor-filósofo pusesse seus alunos a pesquisar sobre essa figura humana singular e que exerceu bastante influência na história da Igreja local, na Igreja universal, na história do Brasil. Disse-me ele, depois, de como os estudantes ficaram maravilhados por terem sido contemporãneos - embora não coetâneos - de tão expressiva figura.

Soube que está vindo, desde o Ceará, um grupo de admiradores de Dom Hélder para visitar o seu túmulo na Catedral Salvador do Mundo, no Alto da Sé, em Olinda. Nesta semana, estará sendo posto à venda o segundo volume das cartas que Dom Hélder escreveu durante o Concílio Vaticano II.

Parece-me que Agosto é um mês das efemérides helderianas, Nesse mês ele foi feito padre, no dia de Maria subindo ao céu e, também, o mês de sua caminhada para seu encontro com o Pai.

Nenhum comentário: