segunda-feira, julho 02, 2007

A alegria de rever amigos e fazer novas amizades

Estive, neste final de semana, em Belém do São Francisco para asssitir o casamento de um aluno e, também matar a saudade que estava coçando o coração e quase me fazendo triste. Foi ótimo e penso que deverei fazer mais vezes esse exercício de encontrar pessoas que estão confiando no futuro.
Todos sabemos que Belém do São Francisco é uma cidade pobre, com um dos mais baixos indices educacionais no Estado de Pernambuco, a despeito de ter uma das melhores faculdades o Estado. Nela encontramos pessoas que estão em luta pelo futuro. E o futuro é construido sobre os passos do passado e as ações do presente.
Visitei as obras de reconstrução física do Clube dos Artífices, que agora é uma associação, com destinação não apenas recreativa, mas também cultural. Aproveitei a visita para levar oito livros com o objetivo de iniciar a biblioteca da Associação dos Artífices de Belém do São Francisco. Será uma grande caminhada, pois as tradições culturais nem sempre auxiliam para a construção de um mundo melhor. Nem todas as tradições devem ser cultivadas, na verdade algumas serão vencidas pelo tempo e pela sua inutilidade para a humanidade. Um dos grandes problemas a ser superado na reconstrução dessa boa tradição, que ter é um lugar onde os trabalhadores se encontrem para o lazer e a produção cultural, é a descrença e a desconfiança que os pobres são ensinados a ter em relação aos seus iguais. Grande tarefa vai ser conseguir a superação de alguns ruidos que podem impedir a organização crescer. Mas acredito que em breve um maior número de artífices estará participando da reorganização dos trabalhadores de Belém do São Francisco.

Nenhum comentário: