sexta-feira, maio 25, 2007

um país de beleza diversa:38.5% de mestiços.

Nesta tarde o IBGE apresenta um retrato do Brasil a partir dos dados colhidos em 2000, e faz algumas comparações com dados de 1940. Evidentemente o Brasil mudou, se vê de maneira diferente, acredita de outros modos, mas pode parecer um pouco parado em certos aspectos. Wanderlei Guilherme dos Santos apontaria para uma certa "inércia social".
Mas é interessante verificar que os números mostram que a realidade social, a maneira de como o povo brasileiro se vêm especialmente - cada vez menos brancos, cada vez menos negro - diferente daquilo que desejam certos grupos sociais que, atormentado pelo jeito de transpor análises feitas no hemisfério norte, desejam que o Brasil estivesse na outra margem do Atlântico. Não, o brasileiro, de acordo com os números apresentados pelo IBGE, não é africano, nem é europeu, exceto por suas origens. 38.5% do Brasil define-se como pardo, mestiço, com bastante clareza e orgulho. Orgulho de ser mestiço, de quebrar com a monotonia dualista cromática ideológica e racista que tanto prejuízo tem trazido à humanidade.

Que bom que os números, mostram a tendência e o desejo dos brasileiros de serem o que são e não o que alguns grupos desejam. Pena que se mantém uma inércia social, pois a mobilidade ascendente é muito pouca, como demonstram os números absolutos e relativos de analfabetos. Precisamos continuar a ultrapassar essa dominação bicolor empobrecedora do mundo e, para isso é importante continuar com a luta para findar a inércia social.

Nenhum comentário: