sexta-feira, maio 18, 2007

Pedregulhos a vencer - picos a conquistar

Li nojornal de hoje que um parlamentar federal, diante das prisões ocorridas por conta de descoberta de fraudes em licitações públicas, envolvendo ex-governadores, prefeitos, deputados, assessores de ministérios, disse que não via motivos para comemoração com essas prisões, uma vez que ninguém sabe onde isso pode parar. Esse comentário, que segundo o Diário de Pernambuco, teria sido feito ao presidente do Senado, mostra claramente o nível de relaxamento moral em que se encontra o país, ao menos um certo setor que é tomado por elite.

Ao longo dessa semana a Polícia Federal vem realizando prisões, de alguns peixes mais graúdos no sitema do crime. Estarrecedor como as instituições estão minadas, com agentes que deveriam primar pela defesa da sociedade, mas preferem ser complascentes e, em busca de vantagens e ganhos fáceis - um carro, pagamento de férias, etc - passam a viver à margem da lei, pois se entendem acima da lei. Esse é um aprendizado longo, um treinamento extensivo, que é realziado com a supervisão de muitos professores e outros agentes educadores. Temerosos de serem mal vistos pelos superiores e pelos alunos, muitos preferem não perceber o desleixo cultivado pelos seus pupilos.

Talvez Nietzsche tenha razão quando diz que professores podem ser dispensáveis - como os comerciantes - por serem causadores dos problemas, por preferirem estabelecer-se na média e não tentar superar as dificuldades. Poucos dias são passados quando solicitei a um aluno que lesse, em voz alto um parágrafo. Ele disse que não o faria pois era um desastre em leitura. Então eu disse: uma vez que você sabe o problema que tem, é o momento de superar. Ele riu. Esse fato ocorreu em uma sala do oiavo período de um curso universitário. Seja dizer: ao longo de 15 anos de escola, não ocorreu a nenhum professor que aquele estudante deveria saber ler um texto em voz alta, pois a vida social exige isso. Considerando que, na maioria dos casos os professore são provenientes das camadas "menos favorecidas" econômicamente, e os estudantes tem origem no setor "mais favorecido", e como poucos servos ousam confrontar-se com os senhores, bem que os professores podem ser dispensáveis: eles não exercem o seu papel e, muitos o fazem mais por interesses imediatos que por uma opção de projeto de vida. Ecce Hommo.

Contudo é necessário continuar a perseguir o objetivo e, na subida da montanha, quando as pedras e os obstáculos teimam em fazer desistir aquele que pretende chegar ao pico, é necessário, vez por outra olhar para cima e verificar como é magnifíca a beleza e a grandeza de vencer, usufruir talvez o isolamento de se tornar o que se deseja.

Nenhum comentário: