quarta-feira, maio 09, 2007

os 13 de maio

Frei Antonio de Santana Galvão será declarado santo com o seu nome de batismo neste dia 13 de maio, um dia bastante interesante na história do catolicismo e na história do Brasil.

Para o catolicismo, a data lembra a aparição ocorrida em Fátima, Portugal, no início do século XX, avivando a fé católica, em um período de grave tensão para esse ramo do cristianismo na Europa. As idéias liberais pareciam apontar para o fim das religiões, espcialmente a Católcia. A Igreja havia perdido os territórios pontifícios e, o avanço da ciência e da razão parecia tornar competamente obsoleto o sentimento religioso. O avanço das idéias socialistas e comunista davam conta de um mundo que se tornaria ateu e autônomo em relação às religiões, especialmente do catolicismo que vinha soberano na Europa desde o século IV.

O aparecimento da mãe de Jesus a três crianças serviu de motivação a muitos para enfrentar o que se prenunciava. Essa devoção a Maria é que fez surgir no Recife o Parque 13 de Maio, organizada para as festividades do Congresso Eucarístico que aqui se realizou na década de 30.
Como 13 de maio é também data que marcou a assinatura da Lei João Alfredo, mais conhecida como Lei Áurea, muitos julgam que o parque é uma homenagem à princesa Isabel, conhecida como a Redentora. Houve até uma liderança do movimento negro que pretendia mudar o nome do parque para 20 de novembro. Essas coisas que acontecem por conta desse hábito de estudar e pesquisar pouco.

Entendo que seria bem interessante para as camadas mais pobres, morenas, mestiças e negras, estudarem, com maior interesse e simpatia, qual foi a participação de negros e mestiços - analfabetos, jornalistas, engenheiros, trabalhadores comuns - que se envolveram no processo que levou um Estado, dominado por senhores de engenho e terras, a fazer o que não desejavam: por termo à escravidão como base da produção no Brasil. Afinal, pode ser que a ação desses que assumiram a luta nas praças públicas, nos jornais e nos espaços urbanos em direção da libertação de uma parte da população que formava o Brasil, tenha alguma significância e importância para a construção do Brasil. Negar o 13 de maio da Abolição, pode ser negar uma importante etapa de nossa formação como povo, e povo brasileiro.

Nenhum comentário: