domingo, abril 01, 2007

Ondas de conhecimento sobre o Recife.

O jornal Diário de Pernambuco, nesta sexta feira, 30 de março, publicoou um caderno especial sobre o Recife, apresentando vários aspectos da trajetória da cidade e de alguns dos costumes que caracterizam a capital do estado de Pernambuco. É um belo trabalho de Wandeck Santiago com belas fotos de Gil Vicente. Sua leitura reacendeu o meu propósito de escrever o que a minha memória guarda do Recife no qual cresci e vivi até o meu casamento, no ano de 1975, quando me transferi para Olinda, onde vivo e tenho domicílio eleitoral.

Entretanto prefiro indicar uma leitura que estou fazendo. No domingo passado, visitando uma livraria deparei-me com o livro As praias e os dias: História social das praias do Recife e Olinda, publicado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, da Prefeitura da Cidade do Recife. além do encanto de acompanhar a formação do costume do banho de praia, o principal encanto vem com a bela escrita de Rita de Cássia Barbosa de Araújo. Rita é uma das desvendadoras da história da cultura de Pernambuco, mais precisamente do Recife e Olinda. Todos citamos com alegria o seu estudo sobre o carnaval e as máscaras que tomam os espaços físicos e imaginários das populações das duas cidades. Agora, neste livro, que é a sua tese de doutoramento em História Social na Universidade de São Paulo, Rita de Cássia aprofunda a idéia de ser uma autora de imprescidível leitura para aqueles que desejam conhecer o processo de formação, e deformação, da capital pernambucana e de seu povo.

Ainda não terminei a leitura desse livro que deverá estar presente nas estantes de todas as bibliotecas das instituições de ensino superior, mas decidi externar logo o sentimento que a leitura desse trabalho me impõe.

Nenhum comentário: