terça-feira, abril 24, 2007

Santo Antonio de Jesus

As facilidades de transporte nos permitem correr e mundo e ficar em contato com quem não correu conosco. Agora estou na cidade de Santo Antonio de Jesus, meio caminho entre Salvador e Itabuna. Com uma população próxima a 150 mil habitantes, esta cidade é um entreposto comercial, desde a sua formação, ainda no século XIX, penso que em meados daquele século. Na verdade havia uma capela que foi feita paróquia em 1852. A cidade tem um comércio grande, bonito e está, no processo de renovação, tornando lembrança muito de sua arquitetura. As suas estreitas para o comércio mostram uma cidade desordenada. a riqueza principal era a podução de fumo e da cana. Hoje é o comércio
Esta é a terra do jogador Juninho Baiano. Aqui ele possui uma casa que, segundo os moradores é um castelo. As pessoas falam com sentimento de orgulho misturado com outros sentimentos.
Estou na cidade em um Programa de Capacitação Interna, convênio entre o Departamento de História da UFPE e a a Universidade Estadual da Bahia. Aqui em Santo Antonio está o campus IX, dedicado ao estudo das ciências hmanas, com cursos de Letras, História, Administração e Geografia. Como em outras IES localziadas no interior, nota-se a apresença de estudants de outras cidades, inclusive alguns que vieram de Salvador. Recentemente foi criado um mestrado interdisciplinar Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional. Comigo veio a profa. Sylvana Brandão.
Nossa missão aqui é proferir conferências e cursos. Os cursos estão relacionados à religiões, sociedade. Conversarei sobre as religiões e o mundo plural.

Nenhum comentário: