segunda-feira, março 19, 2007

As violências

O mês de março deste 2007 está passando das calendas e o outono chegou. Também vieram as chuvas que fecham o verão e abrem a posswibilidade de um ano bom de calheita de milho e feijão. O mês de março deste ano lembra outro de 26 anos. Naquel ano de 1981, quando já estávamos vecendo a ditadura, a extrema direita fazia atentados.

O terrorismo de direita explodia bancas de revista, mandava cartas bombas ara a Associação Brasileira de Imprensa, sequestrava Dom Valdir, bispo de Nova Igauçu, lançava bomba no jornal Tribuna da Imprensa. No mês seguinte ainda tentava fazer uma grande explosão no Rio Centro, em uma manifestação contra a ditadura. Eram tempos difíceis, era uma guerra civil.Parte da população querendo a liberdade e, alguns se apedraram das instituições e as dirigia contra o povo. Mas foi possível derrotar a ditadura, pois omundo nãomais queria ditadores na América do Sul.

Agora, de novo tem uma guerra civil, não mais para acaber com a ditadura, mas uma guerra surda, pois o Estado ficou surdo com os gerentes , como aqueles de 26 anos, pensando principalmente em como vencer as próximas eleições, enquanto estamos vivendo uma guerra que, neste ano - não completouo ainda 90 dias - já foram assassinadas mais de800 pessoas no Estado de Pernambuco, mais de 700 pessoas no Rio de Janeiro. Nesses primeiros três meses já foram assassnadas, em Pernambuco, mais de trinta mulheres. Falta policia e faltam escolas. Só funcionam as escolas do crime. Enquanto o governo de Pernambuco não investiu todo o capital previsto na educação - foi obrigado a devolver dinheiro porque não havia projetos - não entendeu que ao não investir es escolas de verdade,ele está investindo na escola do crime. E ainda acharam que o governante anterior foi o melhor governante que Pernambuco poderia ter. Como se costuma dizer: é pelo fruto que se conhce um árvore.