segunda-feira, março 12, 2007

aniversários

Olinda e Recife formamquase uma simbiose, às vezs de paixão amorosa às vezes de desconfiança. A data que o Recife comemora é uma convenção formalizada pelo prefeito augusto Lucena, apos entar fazer o Flávio Guerra encontrar uma data. Tomou-se a data do Foral de Olinda e, duas cidsdes possuem a mesma data de nascimento.
Em datas como a de hoje a imprensa procura superar-se em informar poucas e não boas informações sobre as cidades. Um jornal matutino de emissora famosa, chegou a afirmar que a Praça da República era adorada por Maurício de Nassau. é evidente que a moça não sabia que a Praça da República foi estabelecida após 1889, quase trezentos anos após a morte do holandes.

Por outro lado existe um medo enorme de mostrar como as duas cidades cresceram. Fala-se, nesse aniversário, como se não houvesse ocorrido nada após o século XVII e como as cidades não houvessem se espraida para além dos limites iniciais. é essa mentalidade conservadora que é apresentada para os qus vivem da televisão que fortalece o conservadorismo e a impossibilidade que ver que as mudanças são necessárias, especialmente se contam com a participação de todos. Mas vejam, que decidem os nomes dos logradouros da cdiade sem ouvir os habitantes, como esse novo parque que o Recife vai receber. Será dado ao parque um nome que não tem ligação com a cidade. Assim se mantem a tradição que permitiu a um recente prefeito chamar uma nova avenida pelo nome do rei de portugal. Depois as pessoas ficam sem entender a razão de parte - grande parte - da população achar de quebrar os equipamentos sociais.

De qualquer forma, temos boas razões para comemorar 470 anos, especialmente os últimos cem, pois neles os pobres se apossaram da cidade. Pagamos o preço de ver os ricos saírem e levarem consigo os impostos e investimentos para outras plagas.

Nenhum comentário: