sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Um santo do cortadores de cana no curso de História

Encerrando mais uma uala sobre o Nordeste, apresentei um video produzido por um grupo de alunas do curso de jornalismo da UNICAP, com o título RAMOS DA FÉ, sobre São Severino Dos Ramos. É uma visualização muito bonita sobre uma romaria que o povo faz paa o engenho Ramos, que fica em Paudalho, uma cidade da Zona da Mata Seca, PE.
Comentando o que foi visto, os alunos comentaram que não sabiam da existência dessa manifestação cultural religiosa, e que esse Pernambuco que estavam vendo, não era estudado no curso de História. (antes nós havámos visto um vídeo sobre o Sertão do Arararipe e do Pajeú). Outra observação que fizemos é que, no Ramos da Fé, estávamos vendo duas histórias, duas interpretações: uma a partir feita pelo proprietário do engenho e outra a dos romeiros; uma a da Igreja, outra a do povo.
Os donos do egenho fizeram uma capela para homenagear Nossa Senhora da Luz e, nela, puseram uma estátua de São Severino Mártir, que haviam recebido de presente. Desde então o povo, os cortadores de cana passaram a ver naquele soldado um remédio para as suas dores e sofrimentos. Foram criadas histórias de como o santo chegou ali, e os milagres que ele fez passaram a ser relatados em todas os espaços onde a cana era cultivada. O declínio do corte da cana do engenho dos Ramos foi inversamente proporcional à fama do santo, de tal forma que alguns consideram aquele o terceiro ponto de romaria contínua do Brasil. Por outro lado, apesar de haver 11 santos com o nome de Severino, a Igreja nunca conseguiu um lugar para os "severinos", então o povo passou a chamar Severino, o soldado que foi martirizado no século IV, de Severino do Ramo, uma vez que ele está lá, no engenho dos Ramos e, sem pedir permissão, decidiu que o Domingo de Ramos, dia em que se festeja a entrada festiva de Jesus em Jerusalém, é o dia de São Severino dos Ramos. O santo dos cortadores de cana de todo o Nordeste. E nenhum dos alunos de história, que estão cursando esta disciplina sobre o Nordeste havia ouvido falar deste santo.
Em tempo: todos os que estavam na classe eram pernambucanos.

Nenhum comentário: