quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Quanto mais facilitado melhor para quem domina

Olho dois mapas do Brasil, eles apontam os resultados do Enem 2006, realizados por alunos que terminaram o ensino médio. Esses mapas dizem que as melhores notas estão com os alunos do Sudeste, Sul, Centro Oeste, Nordeste e Norte, na seqüência do 1o. ao 5o. colocado.
Não há grande novidade nisso, exceto o fato de que, em nenhuma região, a média das escolas públicas chegou a 40% de acertos e, apenas na região Sudeste, os alunos das escolas particulares ultrapassaram 52% de acertos.
Em uma prova para valer, todos esses estudantes estariam reprovados. Mas, o mesmo tem ocorrido nos exames que a Ordem dos Advogados realiza, com o os egressos das universidades, para que eles possam exercer a profissão. Nesses últimos exames, mais 70% dos candidatos a exercer a advocacia foramreprovados. Com esses números a gente já devia estar pensando de que há alguma coisa errada no sistema escolar brasileiro.
Podem ser muitas, e são muitas, as causas dessa situação vexatória, reconhecida pelo próprio governo que admite conceder bolsa do Prouni para os estudantes que alcancem média superior a 455 por cento de acertos. Ou seja, se você souber menos da metade do deveria saber já está apto para ser universitário, lutar por um diploma. Aliás é fácil pois há uma cooperação com a mediocridade. Se exige um pouco mais - cerca de 80% de acertos nas provas para motorista. Com menor número de exigência, teremos mais gente formada. Isso garante dinheiro para muita gente e, sem dúvida garante a permanência da dominação sobre os que se alegram com poucas exigências. Houove um tempo que os professores eram chamados a exigir mais dos alunos, hoje, em alguns estabelecimentos ditos de ensino, os professores que exigem mais dos alunos podem ser chamados à direção para irem procurar outro emprego. Professores exigentes são odiados.

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