quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A multiplicação das tribos

Como se pode verificar na mensagem anterior, meu carnaval foi um viagem no mundo do Maracatu Rural, seja dizer, parte da Zona da Mata Norte.
Andei buscando mais informações sobre os maracatus e, ao mesmo tempo verificando as mudanças que ocorrem a cada ano. Vi novos maracatu, como o Leão Coroado, nascido este ano, em Chã de maltez, distrito de Buenos Aires. Ou seja, a cada ano tem mais tribos se formando, se organizando, mais pessoas estão fazendo aumentar a belezxa desse carnaval da Mata Norte. O que isso significa? será uma busca por dinheiro das prefeituras, quase sempre tão pouco que não é suficiente para comprar o material necessário para por na rua dez caboclos e uma corte? Será que está crescendo um sentimento de pertenciamento a essa brincadeira, uma aceitação de uma identidade que se constrói? Essas perguntas me assaltam.
Ao mesmo tempo vi aumentar o número de Bois de Carnaval Só na cidade de Aliança, na manhã da segunda feira vi desfilarem seis bois. Na manhã da terça feira vi 21 bois desfilando entre as 9 horas da manhã ate´o meio dia na cidade de Timbaúba. Em Nazaré da Mata também encontrei bois. Nesta quarta feira de cinzas vai ocorrer um encontro de bois em Olinda. O que isso significa? temos que procurar entender isso. Afinal, essa não é uma região em que a pecuária tenha sido historicamente forte, nem no passado colonial nem no recente. Também tem aumentado o número de tribos de caboclinhos.
Esse aumento, é um culto à tradições antigas ou uma influência dos meios de comnicações e dos pesquisadores que buscam localizar as sementes de costumes e, quem sabem, lançam outras?

Nenhum comentário: