domingo, fevereiro 11, 2007

As Virgens do Bairro Novo e as outras de esperança

Neste domingo acontece, aqui em Olinda, o desfile de um bloco que começou como uma brincadeira de rapazes moradores do Bairro Novo. Vestiram-se de moças e saíram para as ruas gritando a sua alegria de serem as Virgens do Bairro Novo. Havia uma série de exigências para participar do desfile: ser morador do bairro e, principalmente, não ser homosexual. As namoradas acompanhavam os preparativos, influenciando na escolha das peças a serem utilizadas.
Quando vim morar em Olinda, 1976, essa era uma bincadeira pequena, mas que chamava atenção dos moradores do lugar. Aquele era um tempo em que, após os desfiles ocorridos no sábado e domingo de carnaval na parte velha de Olinda, Pintombeiras, Elefantes, Marim dos Caetés, Preto Velho e outras agremiações carnavalescas, vinham desfilar na Avenida Getúlio Vargas. Se hoje esta avenida é princpal corredor comercial e bancário de Olinda, naquele período ainda era principalmente uma área residencial, o que tornava o desfile algo esperado pelos moradores, que colocavam as cadeiras e mesas nas calçadas de casas e edifícios, animando a rua. Lembro que, em um desses carnavais, meu filho, então com cinco anos, não permitiu que eu me fantasiasse e fosse á rua. Tudo era brioncadeira familiar.
A cobertura que a Globo fazia, sempre com o Francisco José,que ao chegar era aclamado pelos foliões e admiradores, foi chamando atenção e o desfile foi perdendo a sua caracaterística inicial e se tornando um espetáculo, vindo a tornar-se um dos maiores momentos do carnaval de Olinda, com os mais diversos patrocinadores.
O Desfile das Virgens do Bairro Novo marcava o início do carnaval olindense, com uma semana de antecedência. As Virgens chegavam antes de Zé Pereira. Assim, o Bairro Novo abria e fechava o carnaval de Olinda, pois à noite, no Olinda Praia Clube, os foliões da classe média lotavam aquele espaço. Houve um ano em que, para se verificar qual o carnaval de clube mais animado, se o do Recife, se o de Olinda, Olinda Praia Clube e o Clube Náutico Capibaribe, levaram os seus bailes até o início da noite da Quarta Feira de Cinzas. Esse afã de não chegar à "quarta feira ingrata" fez nascer alguns blocos como o Segura a Coisa, Guarda Noturno, que pretendiam tornar ingrata, não a quarta, mas a quinta feira.
Mas tudo isso é para lembrar que todos vestimos fantasias ao logo do ano, e somos todos papangús. Uma das máscaras favoritas do atual presidente da república é a de candidato. ainda ointem ele esbravejava contra a violência que existe no país, exigindo soluções para esse problema. Ele espera que algguém que tenha responsabilidade sobre o assunto tome decisões.
Eu costumo sair fantasiado, no carnaval, de mim mesmo, um professor com cara de palhaço, sem máscaras, apenas o cansaço, a alegria e a esperança.

Nenhum comentário: