sexta-feira, fevereiro 23, 2007

AMAZÔNIA - Campanha da Fraternidade

São diversos, muitos os assuntos que eu gostaria de enfocar. Dentre eles está o tema da Campanha da Fraternidade, uma tradição que a Igreja Católica Romana, através da Conferência Nacional dos Bispos, vem mantendo desde a década de sessenta do século passado. A cada ano, neste período da Quaresma, um tema é posto para reflexão dos católicos. São sempre temas capazes de envolver os indivíduos em ações sociais, além de fazê-los voltar-se a si próprios e perguntar qual a sua ação para modificar o mundo ao seu redor ao tempo em que se modifica. Além dos benefícios internos, espirituais para os católicos que aderem às campanhas, cada ano a CNBB oferece um texo básico, uma referência para o estudo e aprofudnamento do tema. O texto segue a metodologia criada pelo padre Cardjin, o fundador da Juventude Operária Católica, que se tornou a metodologia de toda a Ação Católica: Ver, Julgar e Agir.

O tema deste ano é Fraternidade e Amazônia. A primeira parte - o ver - é dedica à apresentação da Amazônia, região geográfica e sua ocupação econômica, política e social, tanto pelas populações nativas, quanto às demais que chegaram à Amazônia no embalo do capitalismo. Uns adaptaram-se ao modelo criado pelos primeiros habitantes, torando-se parte da região, mantendo-a, defendendendo-a, enquanto dela tira seu sustento e promove a vida. Outros, chegaram à região para tirar, não o seu sustento, mas o lucro e, com isso tornaram o paraíso no inferno, a solução no problema.

Será uma boa leitura, para os estudantes de história, geografia, ciências sociais, medicina, engenharia, política, economia, teologia, e a todos. Não custa muito, apenas R$ 10.00, e a leitura será enriquecedora, pois o texto, tenho a impressão, tem a mão e a inteligência de um bom sociólogo e historiador, além de uma pessoa extremamente ligado á defesa da via.

Leiam, discutam o texto-base da Campanha da Fratenidade 2007 - Vida e Missão neste Chão.

Nenhum comentário: