segunda-feira, janeiro 22, 2007

o pai dos Irmãos de Emaús

Uma das primeiras notícias que recebi hoje foi a morte do Abbe Piere. Aos noventa e quatro anos de idade, este francês filho de um mercador de seda, abriu mão da riqueza e dedicou sua vida na defesa dos mais pobres, como um monge. No final da década de quarenta do século XX iniciou a sua luta pela habitação popular. Suas idéias influenciaram a muitos homens, religiosos ou não, provocando o debate sobre o direito de moradia decente para cada um dos homens e mulheres que vivem na terra. Suas idéias estão presentes no Brasil, tendo sido Hélder Câmara um dos seus seguidores. Foi sob a influência do pensamento de Abee Pierre que surgiu a idéia de urbanização dos morros do Rio de Janeiro, o que valeu ao padre Hélder, depois bispo, o apelido de Bispo Vermelho, dado por Carlos Lacerda, o porta voz da UDN golpista e dos poderosos que formam a elite brasileira. Também a Operação Esperança, sociedade criada por Dom Hélder quando arcebispo de Olinda e Recife, para atender os desabrigados das enchentes que destruiam os projetos ds que viviam nas margens dos rios e nos altos dos morros, tem suas raízes no pensamento do Abee. A influência desse homem esté presente em muitos projetos sociais nos mais diversos países dos mundo.
Embora pouco conhecido, pois pouco falado pela mídia, este monstro que gosta de realçar o supérfluo, Abee Pierre está presente no Recife na ação dos Irmãos de Emaús, grupo de leigos católicos que cuidam da recoleta de objetos que a classe média já não usa, com o objetivo de endereçá-los, após a sua recuperação física, para os mais pobres da cidade. O nome dessa sociedade que se espalha pelo mundo, vem do desejo da ação anônima, como são anônonimos aqueles discípulos de Jesus que com Ele caminharam sem o saber. Jesus apresentou-se anônimante a dois homens que conversavam sobre o mistério da vida e da morte do Rabi galileu, e depois que esses discípulos compreenderam que aquele que com eles caminhava era o próprio Jesus ressuscitado, sairam para contar a alegria de ver Jesus no estranho. Esses discípulos ninguém sabe os seus nomes. assim como não se sabe quem são os novos discípulos de Emaus.
"Abbe Pierre representou o espírito de rebelião contra a miséria, o sofrimento, a injustiça e a força da solidariedade", disse o presidente Chirac da França. Solidariedade é a palavra que pode resumir a vida de Abee Pierre.

Nenhum comentário: