sexta-feira, janeiro 12, 2007

aula espetáculo

Quando a Associação REVIVA definiu que ia à Brasília para aprsentar a coleção Maracatu Maracatuzeiros e o Batuquebook, com efeito ela esperava que houvesse um público interessado e que desejasse informações sobre o os diversos tipos de Maracatu que se brinca e vive em Pernambuco. Mas o que ocorreu na noite de ontem no Centro Caixa Cultural nos deixou supreso. Afinal algumas pessoas que queriam ver a aula não puderam entrar pois os 41o lugares estavam ocupados. E não era a promessa de um show musical, mas a programação envolvia palestras entremeadas com citações musicais. Contudo o público ficou até o final, ou seja 21:30 horas, em um espetáculo que se iniciara às 19 horas.
este é o segundo seminário que a Associação REVIVA promove, juntamente com o produtor cultural Afonso Oliveira, em que ousa introduzir debate público, aberto, em ambientes que só eram vistos como locais privilegiados por shows musicais de artistas. O produtor local, Marcus Assunção, chegou a sugerir que fosse diminuída as falas e que se aumentasse o tempo das cantorias. No final ele se disse surpresso com o público que lhe sugeriu outros eventos dessa natureza. Foi um evento no qual autores de livros discutiram os conteúdos dos livros com a platéia. Ao mesmo tempo ocorreu a apresentação da vestição do caboclo, realizada por Luiz Caboclo - mestre caboclo do Estrela de Ouro, a apresentação dos instrumentos que formam o Terno, pelo Mestre Zé Duda e, depois a apresentação dos instrumentos utilizados no Maracatu Nação, o que foi feito pelos autores do Batuque Book.
A Associação REVIVA está mostrando que as pessoas querem se divertir com as danças populares, mas estão interessadas em saber o que elas são e o que elas festejam.

Nenhum comentário: