sábado, dezembro 09, 2006

Andarilhaulando

Desde os anos noventa, alguns anos após a conquista do meu mestrado, tenho dedicado muitos dos meus finais de semana em capacitações de professores fora da cidade do Recife. Nesse período já estive em todas as regiões de Pernambuco, nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Pesqueira, Arcoverde, Belo Jardim, Olinda, Goiana. Em todas elas tenho encontrado pessoas interessadas em aprofundar os seus conhecimentos e vencer os obstáculos inerentes ao fato de terem sido alunos de escolas, públicas ou privadas, que nem sempre garantiam um fácil acesso a livros, pois poucas possuem bibliotecas. Por outro lado, as condições econômicas dessas cidades nem sempre permitem que nelas surjam livrarias - algumas nem mesmo possuem bancas de revistas - que lhes ofereçam a possibilidade de adiquirir algum dos indicados pelos professores. Na verdade, muitos desses professores que buscam melhrar a sua qualificação, eles mesmo filhos das condições sócio-econômicas de suas cidades, poucas oportunidades tiveram de ter acesso aos mais recentes lançamentos. Na verdade, nesses cursos, vejo o que Darcy Ribeiro definia como Atualização Histórica, processo através do qual as sociedades que não produziram a tecnologia são obrigadas a receber o que foi realizado em outras, delas aumentando a sua dependência. Esse processo de atualização histórica, esses cursos supletivos, são diferentes dos cursos de aperfeiçoamento, uma vez que estes procuram aperfeiçoar o que existe e aqueles buscam o que não tiveram. É importante, julgo, essa minha atividade, entretanto lamento que tenhamos de fazê-la, não como aperfeiçoamento, mas como suplência de algo que não foi realizado no seu devido tempo.
Por outro lado, essa atividade me põe em contato com um Brasil, um Pernambuco, um mundo bem diferente daquele que me tem sido passado por livros e por pessoas e acadêmicos mais afeitos aos contatos políticos que ao contato com o povo. apesar da dificuldade de promver a leitura, vejo, após esses quase 25 anos de ambulante de aulas, uma sensível melhora, se não no nivel de conhecimento que encontro nos professores-alunos, uma melhora na consciência de que é preciso melhorar.Tenho aprendido com esses alunos a manutenção do desejo e da esperança.

Nenhum comentário: