quinta-feira, novembro 02, 2006

José Carlos Reis: o estudioso de nossa identidade

Acabei de realizar a leitura do excelente As Identidades do Brasil 2:de Calmon a Bonfim: a favor do Brasil:direito ou Esquerda?, do professor Jjosé Carlos, publicado pela Fundação Getúlio Vargas, agora neste ano de 2006, dando continuidade ao, também excelente, Identidades do Brasil de Varnhargen a FHC. Além da belíssima introdução, o livro está dividido em duas partes : o Descobrimento do Brasil e o Redescobroimento ro Brasil.
Na primeira parte , José Carlos Reis apresenta e analisa o que pensaram sobre o Brasil: Pedro Calmom, que é apresentado como um otimismo ultraconservador e ingênuo; Afonso Arinos de Mello Franco, que é apresentado como um pessismos ultraconservador e cínico. sobre Arinos assim diz: Com a interpretação do Brasil de Arinos, aprendemos a versão liberal cínica do pensamento autoritário das elites brasileiras. se, ao escrever o seu livro, ele quis alertar as elites para a ameaça que representava para elas a ascensão do povo mestiço, mimnha inteção ao analisar sua visão do Brasil, é alertar a população brasileira para o perigo que representa para ela a aceitação e o reconhecimento de intelectuais-políticos que, sob amáscara liberal-democrática e patriótica, cinicamente, querem mantê-lo sob o domínio da indiferença, do desprezo e da violência das cruéis elites brasileiras. Termina a primeira parte analisando o pensamento de Oliveira Vianna, apresentado como um trágico do otimismo ultravonservador que propõe uma via autoritária.
Na segunda parte, temos um novo resgate da obra de Manoel Bonofim (conhecido e admiradopor poucos, mas que deve ser lido com o mesmo entusiamo que se dedica a Capistrano de Abreu) que é apontado como o ingênuo otimismo revolucionário A contribuição do professor José C Reis aos estudos historiográficos brasileiros cresce e se avantaja desde que ele iniciou a releitura desses intelectuiais que procuraram entender, explicar e propor o Brasil, nos auxiliando a entender como tem sido construida as indentidades do Brasil. Com a simplidade dos mineiros, José Carlos Reis, desde Minas Gerais espalha diamentes sobre os estudos teóricos e historiográfico brasileiros.

Nenhum comentário: