terça-feira, novembro 21, 2006

de onde vem o golpe

A cada dia nos podemos saber um pouco mais sobre nós mesmos e o mundo que nos rodeia. O historiador Carlos Fico tem pesquisado sobre o comportamento da sociedade brasileira nesses tempos de hoje. Vejam o que ele encontrou recentemente. Não é novidade, mas é a comprovação de que o golpe veio de fora e muito antes do dia 13 de março, quando ocorreu o grande comício da Central do Brasil. A notícia vem da Tribuna da Imprensa, Rio de janeiro, com a data de hoje.

Apoio dos EUA ao golpe de 64 foi anterior ao que se pensava
Um pesquisador brasileiro disse ontem que descobriu um documento oficial que mostra que os Estados Unidos estavam planejando a derrubada do governo João Goulart bem antes do golpe militar de 1964. O professor Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse em entrevista à Associated Press que se trata do primeiro documento do governo americano que comprova que o apoio de Washington aos militares brasileiros se cristalizou bem antes do que se imaginava.
Até hoje, pesquisadores estavam cientes do apoio dos EUA ao golpe militar, mas, segundo a versão americana, tal sustentação teria sido manifestada apenas alguns dias antes da deposição de Goulart. Fico disse que descobriu o documento enquanto pesquisava no Arquivo Nacional no College Park, em Maryland.
Segundo ele, a informação estava contida num relatório de 7 páginas intitulado "A Contigency Plan for Brazil" ("Um plano de contingência para o Brasil"), co-redigido pelo então embaixador americano Lincoln Gordon, que discutia o temor de um possível levante comunista no Brasil e como João Goulart poderia ser substituído pelo então presidente do Congresso.
O documento foi datado em 6 de janeiro de 1964. Em 31 de março daquele mesmo ano, unidades do Exército brasileiro em dois estado mobilizaram tropas com o declarado objetivo de depor Goulart. Em 1º de abril, unidades de 22 outros estados se juntaram ao movimento.
Os militares alegaram que Goulart planejava adotar um governo no estilo comunista no Brasil. O presidente fugiu para o Uruguai em 4 de abril. Depois disso, o Brasil foi governado por cinco presidente militares escolhidos por oficiais. A ditadura terminou em 1985. Fico descobriu os documentos entre papéis desclassificados pelo governo dos Estados Unidos em 2004.

Nenhum comentário: