terça-feira, outubro 24, 2006

um livro afortundo

Terminei uma primeira leitura de livro escrito por Carlos André Cavalcanti e Francisco Carneiro da cunha, Pernambuco Afortunado:da Nova Lusitânia à Nova Economia. Como diz o segundo subtítulo, é uma visão panorâmica da colonização aos desafios do futuro. Graficamente temos um livro lindo, com belas fotos e diagramação que obrigará a Editora INTG esforçar-se para manter tão belo e alto padrão. E neste padrão vai o elogio à Gráfica Santa Marta, uma daa empresas que acredita em um Nordeste afortunado.
A leitura fácil e cativante leva o leitor a ver, ou rever, os diversos processos vividos pelo Leão do Norte, desde o seu achamento pelos portugueses até os dias atuais, quando se confronta com um futuro que terá que criar e enfrentar. Em sua suavidade, os autores lembram que muito deixou Pernambuco de andar por conta de suas fidelidades clânicas, fidelidades que têm impelido os pernambucanos, por diversos momentos na sua história, a impor um freio às possibilidades mais coletivas para o Província-Estado ou região. Cultivar o orgulho não significa lutar para manter a razão do orgulho.
A grande visão dos autores é oferecer uma idéia do que Pernambuco pode ser se vier a superar certos traços negativos de sua história, superando um suadosismo que está no seu Hino - "no passado teu nome era um mito" - para não mais ter dúvida que pode ser o primeiro no porvir.
O livro que acabei de ler é um retrato afirmativo das possibilidades de Pernambuco. É necessário que os pernambucanos acreditem nas suas produções.
Algo que senti falta no livro foi um maior espaço para as produções culturais do estado. A riqueza do teatro, da dança, da produção literária ficou escondida. Rápida menção a Chico Science. Para nós, os pernambucanos e os nordestinos, parece ser mais fácil vermos o que se produz fora da região; ou o que é pior, só reconhecemos o pernambucano que produz após ele ser reconhecido externamente. Temos mais facilidade de mencionar o já conhecido do que fazer conhecer o bom que os outros ainda não conhecem.
Parabéns a TGI, ao patrocinadores e aos apoiadores. Mais ainda, pareabéns aos autores.

Nenhum comentário: