domingo, outubro 22, 2006

As raças e as cotas no Brasil

Creio que vai continuar por muito tempo a discussão sobre as cotas, essa política afirmativa para as minorias que existem nas scoiedades. Elas, as políticas afirmativas, foram criadas foram criadas na década de sessenta nos EUA, em uma reação da sociade WASP (branca, Anglo, Saxônica e Protestante) aos movimentos pela igualdade de direitos que havia sido iniciada na década anterior. Por essa política, os governos estadunidenses decidiram forçar os seus cidadãos brancos respeiotarem os direitos dos cidadãos negros, desenvoilvendo uma polítca que superaase a separação social que havia. Em certos estados americanos um negro não poderia sentar-se em um assento reservado aos brancos. Ou seja, o programa de polítca afirmativa tinha o objetivo explícito de combater o racismo que minava a democracia norte americana, o racismo que afastava os grupos sociais em nome da pureza da raça, da manutenção do domínio da sociedade branca que negava aos cidadãos não brancos os mais elementares direitos.
O Brasil, como os USA tem sido formado por povos de várias origens, provenientes dos diversos continentes. Uma parte formadora do Brasil foi proveniente da África, aqui chegando ao longo sde três séculos, na condição de escravos. No que pese a escravidão, ocorreu aqui uma miscigenação em um nível não visto em qualquer outra região. Aqui os valores culturais se fundiram tanto quanto as cargas genéticas. É quase impossível encontrar em certas regiões do Brasil, uma família que não esteja ligada aos três grupos básicos formadores do povo brasileiro. É muito difícl dizer que sou apenas afro-descendente, pois também sou luso-descendente e ameríndio. A adoção de um modelço de cotas para negros produziria problemas pois nem todos os meus filhos teriam acesso a ela, apesar de todos eles serem afro-descendente. como negar que tenho avós que não são negros. Não creio que o problema da desigualde no Brasil seja resolvido através de adoção de políticas que se baseiam em promover uma das raças. Sei que a política tradicional tem privilegiado os menos negros, os menos índios e os mais brancos. Mas não pode ser uma questão de raça, uma vez que muitos negros tiveram escravois negros no Brasil, foram compradores e vendedores de escravos. Na Bahia, a festa so Senhor dos Navegantes é a festa dos compradores de escravos. Todo historiador que leu um pouco sobre o assunto sabe que negros alforriados mandavam buscar escravos na África para lhes servir. Temos que resolver o problema da desigualdade social sem criar - ou aprofundar - o problema racial. Precisamos ser mais criativos e não copiar uma solução que os menos racistas nos USA encontraram para convencer os mais racistas. Lá a soluição tinha que se iniciar pela raça, aqui não é necessário que se comece pela raça. Será que os brancos pobres que vivem nas favelas ao lado de índios e negros sejam os culpados pela miséria dos negros? vamos ser mais criativos e assumir que o Brasil não é a África e que os afro-descencentes não são africanos, assim como os luso descendentes não são lusos, todos somos brasileiros.

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