quarta-feira, setembro 27, 2006

uma visita interessante

Recebi ontem, na minha sala de estudo localizada no CFCH, a visita de uma rapaz, morador de Água Fria, Olinda. Ele estava procurando um outro professor, mas entrou e começamos a conversar. rocurava entender a razão da Praça da Convenção, localizada em Bebeberibe, a importância dessa convenção e o porquê desse incidente da história de Pernambuco e do Brasil não ter seu espaço nos livros didáticos, e mesmo ter uma citação rápida no Pernamuco Imortal, escrito por Manoel Correa de Andrade. Comentou que uma emissora de televisão está com um pequeno espaço no jornal matinal apresentando idéias para o vestibular. Ele estranhou que o professor falou da Conjuração Mineira, da Revolta dos Alfaites na Bahia, mas não fez qualquer menção sobre o movimento pernambucano. Pareceu a ele que estavam escoindendo a nossa história.
O jovem terminou o ensino médio dois anos passados, não conseguiu entrar na universidade, mas está muito interessado em estudar história. Diz que vai continuar tentando.
Outra preocupação desse jovem é com o Rio Beberibe; quer saber o significado do nome, as razões que levaram a perder importância econômica, e o que levou o rio virar um riacho.
Estiuve, parte da tarde de ontem diante de uma raridade: alguém que estava interessado em conhecer a vida de sua cidade, de gravador mp3 nas mãos e buscando indicação bibliográfica.
Foi uma tarde agradável.
Biu Vicente

Nenhum comentário: