segunda-feira, setembro 11, 2006

a criação da paróquia

Quando minha família veio morar em Nova Descoberta, ela ainda era uma capela, parte da paróquia de São Sebastião do Vasco da Gama, assim como o bairro ainda não existia como tal. O crescimenento da população e os trabalhos pastorais fizeram o padre Severino Santiago, Vigário do Vasco da Gama, solicitar auxiliares para atender os católicos de Nova Descoberta. O padre Paulo Crespo foi um dos auxiliaram o padre Severino. Porém foi o padre Inácio Vieira da Silva que foi feito o primeiro vigário da Nova Paróquia, criada em janeiro de 1959, pelo arcebispo Dom Antonio de almeida Morais Junior. Hoje eu sei que contou para a criação da paróquia, o crescimento das igrejas evangélicas e da chegada da Igreja Católica Brasileira, sob a liderança de padre Leoncio, um antigo seminarista católico que abandonara a Igreja. Mais tarde o padre Leôncio tornou-se bispo de sua Igrejaa
A matriz foi construída com a participação de todos. Muitos católicos levaram alguns tijolos para ajudar e muitos trabalharam, voluntariamente, como pedreiros. o Terreno foi uma doação do "proprietário" das terras de Nova Descoberta, o famoso Dr. Roberto Marinho. Fez doação à igreja de terra que era da Igreja, como se viu mais tarde. Foi de grande ajuda o trabalho da Irmã Magna, uma alemã da congregação franciscana, proprietária do Colégio Vera Cruz. Esse colégio mantinha uma escola na Estrada do Brejo.
A cerimônia de inauguração da paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi realizada na frente da Igreja, sobre um caminhão. Nele o arcebispo Dom Antonio celebrou a missa e depois foram realizados vários discursos. Um deles eu proferi, pois era o orador da Cruzada Eucarística, e, como eu havia esquecido as palavras que meu professor havia escrito, improvisei e, dizem os mais velhos que foi um sucesso. Saí carregado no braço da multidão. eu tinha quase nove anos.
Depois conto mais.
Biu Vicente

Nenhum comentário: