domingo, agosto 27, 2006

uma descrição de Nova Descoberta

Nova Descoberta hoje é um bairro, está situado quase ao fim da Avenida Norte, entre o Vasco da Gama e a Macaxeira. Nova Descoberta, antigo Beco da Tamacaria, é uma corredor entre morros que a separam dos bairros acima mencionados.
As referências para a pequena população eram: 1. o Largo de dona Regina (onde havia uma cinema - o Cine Irajá e vários pequenos comércios) Nunca consegui descobri quem foi dona Regina. 2. A venda de Josias, um comerciante que se estabeleceu ao pé do Alto das Pedrinhas, ao lado de um terreno onde depois foi construída a Matriz de Nova Descoberta. Era o espaço até onde iam os ônibus e essa região estava calçado até o lugar chamado Olho d'água. Seguia uma ladeira até o próxima referência. Atéesse ponto a rua, calçada no governo do prefeito Pelópidas da Silveira era estreita. A partir de então ela alarga-se e só veio a ser calçada após o golpé de 1964, no governo do prefeito Augusto Lucena3. A venda de "Seu João Careca", meu pai. Essa venda situava-se equidistante entre o Córrego do Eucalípito e o Córrego do Beiju. 4. Havia um Cjhafariz particular de propriedade de Seu Arcanjo, que vendia a banho. 5.A venda de "Seu Artur" no pé da Ladeira do Visgueiro, que dá acesso ao Vasco da Gama. 5. A entrada do Córrego da Areia e, finalmente o término da então Rua Nova Descoberta - hoje é dito avenida - com uma bifurcaçã que, à direita leva para a Linha do Tiro, Dois Unidos e Beberibe; à esquerda leva para a Estrada do Brejo, ligando ao Córrego do Genipapo.
Como se pode comprender não havia encanamento de água. Havia cacimbas de onde a população se rvia-se. As principais cacimbas estavam localizadas 1. na Ladeira do Olho dÁgua, 2. no Córrego do Eucalípto, 3. na minha casa, 4. na entrada do Córrego do Beiju, 5. no Córrego do Arcanjo. todas, com exceção da de nossa casa, vendiam água e banho.
Como referências culturais, havia: na entrada, ainda na Avenida Norte, o Grupo Escolar Clotilde de Oliveira; na frente da venda de Jósias, a Sociedade Beneficiente XV de Novembro; na descida da ladeira do Olho d'Água, a escola de Seu Venâncio; um templo da Igreja Católica Brasileira, dirigida pelo padre Leôncio, depois bispo daquela igreja; a capela Santa Terezinha, da Igreja Católica Apóstólica Romana, - onde fiz a minha primeira Comunhão -antes da venda de Seus Artur. No início da Estrada do Brejo estava um Colégio do Estado que sempre foi conhecido pelo nome da sua primeira Diretora, o Coléfio de dona Berta. Por tráz desse colégio corria o Rio do Brejo que era um afluente do Rio Beberibe. Nós costumávamos tomar banho lá. esse Rio do Brejo,que já não existe, foi local de afogamento de alguns afoitos que tentavamn vencê-lo em época de chuvas. Depois do Colégio de dona Berta estava o Comissariado de Polícia e, ao pé da Subida do Alto do Refúgio, uma filial do colégio Vera Cruz (situado no Parque Amorim) que era dirigdo pela Irmã Magna, o Colégio da Imaculada Conceição. Mais tarde o Rotary Clube do Parnamirim também criou uma escola próxima ao Imaculada.
em 1959 foi construída a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Nova Descoberta passava a ser paróquia, separando-se de Vasco da Gama. O primeiro vigário foi o padre Inácio Vieira da Silva, a su aposse foi dada pelo arcebispo dom Antonio de almeida Morais Junior. Na ocasião eu fiz meu primeiro discurso. Dizem que foi um sucesso, pois eu esqueci o que meu professor havia escrito e improvisei. Enquanrto era parte da Paróquia do Vasco da Gama, os ca´tolicos de NOva Descoberta eram assistidos pelos padres Severino Santiago, Paulo Crespo e Muora.
Na direção de Córrego do Genipapo, um local para paseios e banhos de bica, era o Rio Passarinho.

Nenhum comentário: